terça-feira, 7 de maio de 2013

Nossa Metodologia de Avaliação de Softwares


Nosso modelo de avaliação é baseado no modelo proposto pelo professor da Universidade de Coimbra, em Portugal, Jaime Carvalho e Silva, que propõe uma avaliação de softwares, bem como páginas da internet, por meio de uma lista de critérios dividido em três partes, Identificação, Descrição e Apreciação, sem respostas pré-definidas, com algumas adaptações julgadas convenientes.
Inspirado no formato das avaliações informais que usuários podem fazer nas lojas on-line de aplicativos sobre o desempenho de cada um, atribuindo uma quantidade de estrelas, com no máximo cinco estrelas, desenvolvemos um tipo de avaliação semelhante. Ela é constituída de quatro critérios e uma Avaliação Final, que podem ter uma nota de 0 a 5. Esta nota é indicada de duas maneiras: através de um valor numérico e de uma representação visual com estrelas preenchidas. Os critérios são os seguintes: Custo x Benefício, Disponibilidade, Interface e Potencial Educacional.  A Avaliação Final é calculada através da média ponderada dos critérios: peso 2 aos dois primeiros e peso 3 aos dois últimos.
No critério Custo x Benefício, levamos em consideração: (1) se o software é gratuito ou pago, (2) se ele funciona de maneira satisfatória, ou seja, se não há travamentos ou problemas em sua execução e (3) se ele desempenha corretamente as funções prometidas por seus desenvolvedores.
Em Disponibilidade, verificamos se o software pode ser executado em diferentes sistemas operacionais e em quais idiomas ele está disponível, privilegiando aqueles que possuem versão na Língua Portuguesa.
Em Interface, avaliamos se o software faz um uso inteligente dos vários recursos disponíveis em tablets (a tela sensível ao toque e os vários sensores do aparelho) e se sua interface gráfica é funcional, agradável e harmoniosa.
O último critério, Potencial Educacional, nos permitiu refletir sobre as possíveis utilizações do software como um instrumento de ensino e aprendizagem de Matemática e Estatística.
Assim, além da avaliação qualitativa adaptada do modelo proposto por Silva (2012), incluímos uma avaliação quantitativa através do modelo das estrelas.


Modelo de Avaliação
Identificação

Nome:
URL(s):
Idioma(s):
Licença:
Sistema(s) operacional(is):
Requisitos:
Autor(es):
Instituição:
Data da criação:
Data da última atualização:
Data da avaliação:
(Nota: Se não for possível obter alguma destas indicações, colocar à frente da respectiva entrada: "não indicado/a")

Descrição
Descrição resumida do software e suas funcionalidades, ressaltando seus pontos fortes e fracos e análise de seu potencial educacional.

Avaliação



Nenhum comentário:

Postar um comentário