Identificação
URLs: https://play.google.com/store/apps/details?id=air.org.nctm.PickaPath
(Android)
e https://itunes.apple.com/us/app/pick-a-path/id545185507 (iOS)
Idioma:
Inglês
Licença: software gratuito
Sistemas operacionais: Android, iOS
Requisitos: nenhum
Autor:
National Council of Teachers of Mathematics
Instituição:
National Council of Teachers of Mathematics
Data da criação: 31/07/2012(Android)
e 02/08/2012(iOS)
Data da última atualização: não
indicado
Descrição
Pick-a-Path é um
jogo de estratégia que testa a habilidade do usuário com as operações básicas que
envolvem números inteiros, frações, números decimais, potências de dez, potências
de números naturais, unidades de medida de tempo e capacidade. Ele é composto
por sete níveis, cada um com sete fases. O objetivo é fazer com que o polvo
Okta cumpra a meta (que pode ser atingir um valor máximo, mínimo ou específico)
escolhendo um caminho a partir do topo do labirinto para o fundo.
Figura
1: Interface da fase 3 do nível 2 do Pick-a-Path (a meta é alcançar o valor
3000).
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Em cada fase, é
possível ganhar até três estrelas do mar, bastando apenas uma para desbloquear
a fase seguinte do mesmo nível. Em fases cuja meta é alcançar o maior ou menor
valor possível no labirinto, ganham-se estrelas (uma ou duas) mesmo quando a
meta não é atingida, mas obtêm-se valores próximos. Porém, quando o valor
obtido está muito distante da meta, não se ganha estrela e é dada a chance de se tentar de novo. Em fases cuja meta é alcançar um valor específico só é possível
passar de fase quando a meta é atingida, ganhando-se as três estrelas. Ao se completar duas fases de um nível, o nível seguinte é desbloqueado.
Os caminhos já
percorridos pelo polvo são identificados pela cor laranja e os que estão
disponíveis, de acordo com a posição em que se encontra, são coloridos de
amarelo. Para seguir, basta tocar sobre a concha que está no extremo do
segmento escolhido (Figura 2).
Figura
2: Interface da fase 2 do nível 2 do Pick-a-Path (a meta é alcançar o valor
216).
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O aplicativo
possui uma interface animada, com temática do fundo do mar e sons quando o
polvo se move e quando a fase termina. A tela de ajuda está em inglês e explica
a dinâmica do jogo.
O Pick-a-Path estimula
o usuário a fazer cálculos "de cabeça", funcionando como um treino informal e
divertido. Os desafios apresentados no jogo são exemplos clássicos de problemas
estudados em matemática discreta (teoria dos grafos).
Avaliação
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