terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Pick-a-Path


Identificação

Idioma: Inglês
Licença: software gratuito
Sistemas operacionais: Android, iOS
Requisitos: nenhum
Autor: National Council of Teachers of Mathematics
Instituição: National Council of Teachers of Mathematics
Data da criação: 31/07/2012(Android) e 02/08/2012(iOS)
Data da última atualização: não indicado

Descrição


Pick-a-Path é um jogo de estratégia que testa a habilidade do usuário com as operações básicas que envolvem números inteiros, frações, números decimais, potências de dez, potências de números naturais, unidades de medida de tempo e capacidade. Ele é composto por sete níveis, cada um com sete fases. O objetivo é fazer com que o polvo Okta cumpra a meta (que pode ser atingir um valor máximo, mínimo ou específico) escolhendo um caminho a partir do topo do labirinto para o fundo.  

Figura 1: Interface da fase 3 do nível 2 do Pick-a-Path (a meta é alcançar o valor 3000).
Em cada fase, é possível ganhar até três estrelas do mar, bastando apenas uma para desbloquear a fase seguinte do mesmo nível. Em fases cuja meta é alcançar o maior ou menor valor possível no labirinto, ganham-se estrelas (uma ou duas) mesmo quando a meta não é atingida, mas obtêm-se valores próximos. Porém, quando o valor obtido está muito distante da meta, não se ganha estrela e é dada a chance de se tentar de novo. Em fases cuja meta é alcançar um valor específico só é possível passar de fase quando a meta é atingida, ganhando-se as três estrelas. Ao se completar duas fases de um nível, o nível seguinte é desbloqueado.
Os caminhos já percorridos pelo polvo são identificados pela cor laranja e os que estão disponíveis, de acordo com a posição em que se encontra, são coloridos de amarelo. Para seguir, basta tocar sobre a concha que está no extremo do segmento escolhido (Figura 2).

Figura 2: Interface da fase 2 do nível 2 do Pick-a-Path (a meta é alcançar o valor 216).
O aplicativo possui uma interface animada, com temática do fundo do mar e sons quando o polvo se move e quando a fase termina. A tela de ajuda está em inglês e explica a dinâmica do jogo.
O Pick-a-Path estimula o usuário a fazer cálculos "de cabeça", funcionando como um treino informal e divertido. Os desafios apresentados no jogo são exemplos clássicos de problemas estudados em matemática discreta (teoria dos grafos).


Avaliação


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