segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Smart Tools

Identificação

Idiomas: Inglês, Português, Japonês, Coreano, Alemão, Francês, Italiano, Espanhol, Russo, Holandês, Tcheco, Polonês
Licença: software comercial
Sistema operacional: Android
Requisitos: nenhum
Autor: Android Boy
Instituição: Smart Tools Co.
Data da criação: 2010
Data da última atualização: 12/01/2013

Descrição

O Smart Tools oferece um pacote de ferramentas dispostas em cinco conjuntos (Figura 1):
  1. Comprim. & Ângulo: permite medir comprimentos e ângulos.
  2. Distância: permite calcular distâncias, alturas, largura e áreas.
  3. Bússola: disponibiliza uma bússola, um detector de metais e um GPS.
  4. Luz: disponibiliza uma lanterna e uma lupa.
  5. Som & Vibração: permite medir níveis de intensidade sonora e sísmica.



Figura 1: Interface da tela principal do Smart Tools.


As ferramentas do primeiro conjunto utilizam a sensibilidade ao toque da tela, a câmera do dispositivo e o sensor de inclinação para a medição de comprimentos, ângulos e nivelamentos.  O usuário pode escolher as unidades de medida de comprimento (sistema métrico decimal ou sistema inglês) e de ângulo (graus e radianos).

Figura 2: Interface das ferramentas do conjunto 1.



O conjunto 2 permite medir distâncias, alturas, larguras e áreas usando a câmera do dispositivo. É possível calibrar as ferramentas de forma manual ou automática e escolher a unidade de medida. 



Figura 3: Exemplos de uso da ferramenta de medição de altura do Smart Tools.

No conjunto 3, a bússola funciona juntamente à rede GPS (Global Position System) exibindo as coordenadas geográficas (latitude e longitude) da posição atual, que podem ser enviadas por e-mail ou como uma mensagem de texto. É possível ligar ou desligar a câmera do dispositivo (para poupar energia), exibir o norte verdadeiro ou o norte magnético, escolher o tipo de azimute e calibrá-lo manualmente. Neste conjunto, o Smart Tools oferece ainda um detector de metais.



Figura 4: Tela do Smart Tools exibindo as coordenadas geográficas da Ubang Tower em Daegu (Coreia do Sul).


Figura 5: Detector de metais.



O decibelímetro e o vibrômetro constituem o último conjunto de ferramentas. Usando o microfone do dispositivo, o decibelímetro mede em decibéis a intensidade sonora do ambiente.  Estas medições são registradas ao longo do tempo na forma de um gráfico. Também é possível construir um histograma dessas medições que pode ser salvo no formato CSV do Microsoft Excel. Outro recurso do decibelímetro é classificar a intensidade sonora de forma qualitativa através de uma lista de situações cotidianas (folhas ao vento, trânsito local, etc.) (Figura 6). 


Figura 6: Interface do decibelímetro.



O vibrômetro, por sua vez, utiliza o sensor de inclinação para aferir intensidades sísmicas na escala de Mercalli Modificada. Seus recursos são similares aos do decibelímetro: os resultados das medições podem ser exibidos através de um gráfico e comparados com os níveis de referência em uma lista (Figura 7).


Figura 7: Interface do medidor sísmico (vibrômetro)
O aplicativo custa R$ 4,99 e ele dispõe de manuais e vídeos tutoriais para a maioria das ferramentas.
O aplicativo foi testado em três dispositivos móveis e, em todos eles, as ferramentas do conjunto 2 (medição de distâncias, alturas, larguras e áreas) não funcionaram corretamente, mesmo após vários testes e tentativas de calibração. Em um dos dispositivos, apenas as ferramentas dos conjuntos 1, 4 e 5 funcionaram.
      As ferramentas do Smart Tools permitem aferir vários tipos de medidas e coletar dados que podem ser usados em atividades de modelagem matemática.

Avaliação 



Nenhum comentário:

Postar um comentário