Idioma: Inglês
Licença: software gratuito
Sistemas operacionais: Android, iOS, Windows, Linux,
Mac OS
Requisitos: navegador com HTML5 e
conexão com Internet
Autor: Eli Luberoff
Instituição: Desmos
Inc., EUA
Data da criação: não indicado
Data da última atualização: 06/01/2013Descrição
Desmos (palavra
grega que significa conexão) é um software on-line
e gratuito que se assemelha a uma calculadora gráfica. Ele é capaz de construir
pontos, gráficos de funções (com ou sem restrições de domínio), cônicas e regiões
do plano através de equações cartesianas, paramétricas ou polares, além de calcular
expressões numéricas, resolver equações de primeiro e segundo graus com uma
incógnita. As construções podem ser salvas e compartilhadas usando o Google
Drive ou uma conta gratuita que pode ser no próprio servidor do software.
A interface
gráfica do programa tem duas áreas principais: (1) um campo de comandos à
esquerda da tela onde o usuário pode definir expressões, inserir tabelas e comentários
na forma de texto e (2) a janela de visualização à direita onde pontos, gráficos,
curvas e regiões do plano são exibidos.
As formas de interação do usuário na janela de visualização consistem em ampliar/reduzir e transladar a área visível e deslizar um ponto sobre as curvas cartesianas desenhadas (momento este em que o software exibe as coordenadas do ponto).
Figura 1: Gráficos das funções seno e cosseno no Desmos em modo projetor.
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As formas de interação do usuário na janela de visualização consistem em ampliar/reduzir e transladar a área visível e deslizar um ponto sobre as curvas cartesianas desenhadas (momento este em que o software exibe as coordenadas do ponto).
O usuário pode
alterar a cor de um ponto, gráfico, curva ou região do plano e especificar as escalas
dos eixos coordenados. Ainda é possível esconder ou exibir os eixos coordenados
e a malha quadriculada. O Desmos possui
um modo de exibição especial para projetores, que aumenta a espessura dos
traços, para melhor visualização.
O software tem
ainda um recurso muito útil e interativo: sliders,
que são controles deslizantes que permitem dinamicamente alterar o valor de um
parâmetro. Por exemplo, no campo de comandos, ao digitar a expressão f(x) = mx,
o software detecta m como um parâmetro e automaticamente solicita se o usuário
quer criar um slider correspondente (Figura 2). Ao clicar e arrastar o controle
do slider, o valor de m muda e o gráfico da função é atualizado.
Figura 2: Usando sliders para estudar a interpretação geométrica do coeficiente angular
m das funções lineares y = mx.
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O recurso de
tabelas permite que o usuário organize, manipule e visualize um conjunto
discreto de dados. Os dados da tabela
são desenhados como pontos na janela de visualização de acordo com o seguinte
esquema: as abscissas destes pontos são sempre definidas pelos valores da
primeira coluna e os valores de cada nova coluna determinam as ordenadas dos
pontos. Pontos associados a uma mesma coluna são desenhados com uma mesma cor. É possível ainda configurar se esses pontos aparecerão
conectados por segmentos de retas ou não (a ordem da conexão entre os pontos é
feita de cima para baixo pelas linhas da tabela). Novas colunas podem ser
criadas usando-se os dados de outras colunas. Por exemplo, se uma coluna tem
rótulo "x" e outra tem rótulo "y", ao se criar uma coluna com rótulo "x + y",
os valores das linhas desta coluna são calculados somando-se os valores na
mesma linha das colunas "x" e "y" (Figura 3). O usuário também pode construir uma tabela
associada a uma função previamente definida: basta ativar a opção de edição com
o botão "Edit" e clicar no ícone da tabela.
Figura 3: Usando tabelas no Desmos.
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Existem tutoriais
em vídeo e um guia do usuário em formato pdf contendo os principais recursos do
software.
Atividades
desenvolvidas para outros softwares que desenham curvas em geral (GeoGebra,
WinPlot, Maple, MPP) podem ser adaptadas para o Desmos.
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