Identificação
Idioma: Inglês
Licença: software comercial
Sistemas operacionais: iOS, Android,
Windows, Linux, Mac OS
Requisitos:
navegador com HTML5 e conexão com Internet
Autores: Donald Carney, Andrew Forsberg, Joseph J. LaViola Jr.
e Bob Zeleznik
Instituição: Fluidity Software Inc.
Data da criação: 2007
Data da última atualização: 01/11/2012
Descrição
webFluidMath é
um software on-line que identifica e transcreve inscrições que são grafadas
pelo usuário sobre a superfície sensível ao toque de tablets e quadros
interativos. Por exemplo, ao escrever
o programa
reconhece a grafia e, exibe em azul,
Para calcular o valor da expressão,
basta acrescentar um “–>” ao lado (Figura 1).
(Figura 1) |
Note que, ao
contrário das calculadoras científicas usuais, o webFluidMath não aproximou o
resultado (para obter a resposta aproximada que uma calculadora daria, basta,
no lugar de “– >”, escrever “=>”).
É
possível construir gráficos de funções (Figura 2), curvas e regiões do plano limitadas por curvas descritas por equações cartesianas, calcular expressões numéricas, simplificar expressões
algébricas, fatorar polinômios, resolver equações (Figura 3) e sistemas
lineares (Figura 4), resolver
inequações, racionalizar frações, simplificar radicais, modificar
parâmetros em funções, calcular simbolicamente derivadas, integrais definidas e
indefinidas, próprias e impróprias e séries convergentes. O software ainda
possui o recurso de sliders (controles
deslizantes) que
permitem alterar dinamicamente o valor de um parâmetro.
Figura
2: Reconhecimento da grafia e construção do gráfico da função y = x + 3.
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Figura 3:
Equação x^3 – 2x + 1 = 0 grafada no webFluidMath e suas soluções.
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Figura 4:
Solução algébrica e gráfica do sistema x + y = 3 e x - y = 1 no webFluidMath.
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A
utilização do webFluidMath é simples pois, além da própria notação matemática,
basta aprender somente cinco gestos para operar com o programa (um gesto para
fazer cálculos com resultado exato, outro para fazer cálculos com resultados
aproximados, o terceiro para desenhar gráficos e curvas, o quarto para definir sliders e o quinto para apagar a grafia).
Existem tutoriais on-line com lições
explicando seu funcionamento no próprio ambiente do software. Tem-se ainda à
disposição vídeos tutoriais e imagens de telas com exemplos de Cálculo, Álgebra
e Gráficos de Funções.
O
uso de uma caneta específica para telas sensíveis ao toque facilita a
identificação e conversão da grafia pelo software, porém, ainda assim, algumas
notações matemáticas são difíceis de serem reconhecidas, como parênteses,
integrais e somatórios.
A
licença do software por um ano custa quinze dólares. Existe uma versão para
teste gratuita, limitada por períodos de 300 segundos. Após esse período, todos
os dados são perdidos e é necessário recomeçar. De fato, mesmo na versão
comercial, não é possível salvar construções. Outra limitação é o desenho incompleto
de algumas curvas de nível.
É
possível adaptar atividades já desenvolvidas em outros softwares, como o
GeoGebra e o Maple, para o webFluidMath.
Avaliação
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