sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

webFluidMath

Identificação

Idioma: Inglês
Licença: software comercial
Sistemas operacionais: iOS, Android, Windows, Linux, Mac OS
Requisitos: navegador com HTML5 e conexão com Internet
Autores: Donald Carney, Andrew Forsberg, Joseph J. LaViola Jr. e Bob Zeleznik
Instituição: Fluidity Software Inc.
Data da criação: 2007
Data da última atualização: 01/11/2012

Descrição

webFluidMath é um software on-line que identifica e transcreve inscrições que são grafadas pelo usuário sobre a superfície sensível ao toque de tablets e quadros interativos. Por exemplo, ao escrever


o programa reconhece a grafia e, exibe em azul,

Para calcular o valor da expressão, basta acrescentar um “–>” ao lado (Figura 1).

(Figura 1)



     Note que, ao contrário das calculadoras científicas usuais, o webFluidMath não aproximou o resultado (para obter a resposta aproximada que uma calculadora daria, basta, no lugar de “– >”, escrever “=>”).
É possível construir gráficos de funções (Figura 2), curvas e regiões do plano limitadas por curvas descritas por equações cartesianas, calcular expressões numéricas, simplificar expressões algébricas, fatorar polinômios, resolver equações (Figura 3) e sistemas lineares (Figura 4), resolver inequações, racionalizar frações, simplificar radicais, modificar parâmetros em funções, calcular simbolicamente derivadas, integrais definidas e indefinidas, próprias e impróprias e séries convergentes. O software ainda possui o recurso de sliders (controles deslizantes) que permitem alterar dinamicamente o valor de um parâmetro.




Figura 2: Reconhecimento da grafia e construção do gráfico da função y = x + 3.

Figura 3: Equação x^3 – 2x + 1 = 0 grafada no webFluidMath e suas soluções.

Figura 4: Solução algébrica e gráfica do sistema x + y = 3 e x - y = 1 no webFluidMath.
A utilização do webFluidMath é simples pois, além da própria notação matemática, basta aprender somente cinco gestos para operar com o programa (um gesto para fazer cálculos com resultado exato, outro para fazer cálculos com resultados aproximados, o terceiro para desenhar gráficos e curvas, o quarto para definir sliders e o quinto para apagar a grafia). Existem tutoriais on-line com lições explicando seu funcionamento no próprio ambiente do software. Tem-se ainda à disposição vídeos tutoriais e imagens de telas com exemplos de Cálculo, Álgebra e Gráficos de Funções.
O uso de uma caneta específica para telas sensíveis ao toque facilita a identificação e conversão da grafia pelo software, porém, ainda assim, algumas notações matemáticas são difíceis de serem reconhecidas, como parênteses, integrais e somatórios.
A licença do software por um ano custa quinze dólares. Existe uma versão para teste gratuita, limitada por períodos de 300 segundos. Após esse período, todos os dados são perdidos e é necessário recomeçar. De fato, mesmo na versão comercial, não é possível salvar construções. Outra limitação é o desenho incompleto de algumas curvas de nível.
É possível adaptar atividades já desenvolvidas em outros softwares, como o GeoGebra e o Maple, para o webFluidMath

Avaliação 



Nenhum comentário:

Postar um comentário